Plano Municipal de testagem de Lisboa à COVID-19

Home Saúde Plano Municipal de testagem de Lisboa à COVID-19

Plano Municipal de testagem de Lisboa à COVID-19

É com extrema satisfação que as Farmácias Estácio e Estácio de Xabregas integram o Plano Municipal de Lisboa de Testes Gratuitos de Diagnóstico da COVID-19, numa parceria pioneira entre as Farmácias e a Câmara Municipal de Lisboa.
A importância desta iniciativa reveste-se de extrema importância, na medida em que promove a adesão da população a uma testagem mais ampla e mais rápida, facilitando a monitorização do desconfinamento e uma decisão mais sustentada das medidas a tomar.

No passado dia 15 de Abril, a Câmara Municipal de Lisboa alargou estes testes de natureza quinzenal a todos os cidadãos portugueses residentes em Lisboa, agora já sem restrição de qualquer freguesia ou de idade. É expectável que esta medida acarrete um maior controlo do actual contexto pandémico.

Para o efeito, estes utentes têm de apresentar apenas o seu Cartão de Cidadão e recomenda-se marcação prévia com a Farmácia.

Estes testes também podem ser feitos pelos colaboradores da CML, bem como funcionários inscritos e comerciantes de feiras e mercados municipais da nossa cidade.

Como qualquer Farmácia aderente a este plano, estamos ligados ao SINAVE, o sistema de informação do SNS, ficando os resultados automaticamente registados e acessíveis às equipas de Saúde Pública.
No caso de um resultado positivo, o cidadão será contactado por profissionais do SNS.

Se cumpre os requisitos atrás, e esteve em contacto com alguém positivo ou faz parte de um grupo mais vulnerável ou mais exposto ao vírus, recomenda-se que participe deste plano e faça o teste tão cedo quanto possível.

Estamos juntos!