O que é Diabetes?

Home Saúde O que é Diabetes?

O que é a Diabetes?

A diabetes é uma doença que se caracteriza por vários factores que concorrem para o desenvolvimento de uma hiperglicémia (teor de glicose no sangue acima do normal). A glicose é o substrato nutricional mais utilizado pelos tecidos em geral e o principal utilizado pelo cérebro para obtenção de energia. Normalmente provém dos hidratos de carbono ingeridos na alimentação.

O nosso pâncreas produz insulina, a qual em circunstâncias fisiológicas normais ajuda à captação da glicose dos alimentos pelas células e, assim, à produção de energia. Por vezes, o nosso corpo não produz suficiente insulina ou não a utiliza de forma adequada. É isto que faz com que a glicose permaneça no sangue e não entre nas células.

Com o tempo, o excesso crónico deste açúcar no sangue pode causar complicações.

Embora não seja tratável, é possível controlar esta patologia e manter-se saudável.

Quais os diferentes tipos de diabetes?

DIABETES TIPO 1 – O corpo não produz insulina, devido à destruição quase total das células produtoras, a qual pode ser sem causa identificável ou por reacção auto-imune. Quase sempre atinge crianças ou jovens adultos. Neste caso é necessário a administração diária de insulina para sobreviver.

DIABETES TIPO 2 – Estes doentes apresentam insulinorresistência e, em geral, também relativa deficiência na produção de insulina. Embora a maioria sofra desta doença na idade adulta, há cada vez mais crianças que a desenvolvem. É o tipo mais comum de diabetes.

DIABETES GESTACIONAL – Surge em algumas mulheres durante a gravidez. Na maior parte dos casos desaparece antes do nascimento do bebé. Contudo, aumenta o risco de a mãe desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na sua vida. Por vezes, uma diabetes diagnosticada durante a gravidez corresponde realmente a uma diabetes tipo 2 anterior a este estado e que não foi identificada nessa altura.